Você sabe o que é Detoxificação e como ela é importante para a sua saúde?

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021 09:11:51 America/Sao_Paulo

A destoxificação é um processo de limpeza dos nosso organismo, realizado por vários órgãos, principalmente intestino e fígado. Trata-se de um processo natural que ocorre em nossas células, a fim de eliminar toxinas e outras substâncias indesejáveis ao nosso organismo e assim protegê-lo contra o desenvolvimento de doenças, aumentar a longevidade e auxiliar na perda ou controle de peso.

O fígado é o órgão mais importante no processo de destoxificação, pois é capaz de transformar as substâncias tóxicas em uma forma mais fácil de ser eliminada, enquanto que o intestino auxilia evitando que o organismo absorva as toxinas durante o processo de digestão e absorção de alimentos.

As toxinas podem ser absorvidas através da alimentação rica em agrotóxicos, e também pelo uso de drogas ilícitas, medicamentos, aditivos alimentares, exposição à poluentes ambientais e toxinas de algumas bactérias intestinais.

A alimentação saudável e equilibrada composta por alimentos orgânicos, assim como a suplementação nutricional protegem o organismo contra a exposição a agentes tóxicos e ainda oferecem nutrientes e antioxidantes importantes para o processo de destoxificação.

 A intoxicação do organismo eleva a necessidade de antioxidantes, que são responsáveis por eliminar o excesso de radicais livres e espécies reativas de oxigênio, substâncias essas, que aceleram o processo de envelhecimento do organismo e ainda podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças importantes.

 

Qual a importância da Detoxificação durante e depois do processo de Emagrecimento?

A presença de toxinas no organismo pode contribuir ou agravar o processo de inflamação do organismo que além de contribuir para o acúmulo de gordura no nosso corpo, dificulta também a queima de gorduras acumuladas. O processo de detoxificação auxilia dessa forma na desinflamação do organismo e aumenta a produção de energia que é fundamental para a queima de calorias.

 

  10 Dicas valiosas para reduzir a intoxicação e inflamação do organismo

  1. Dê preferência a alimentos orgânicos e assim diminuir a exposição aos agrotóxicos;
  2. Evite o consumo de alimentos processados, embutidos e enlatados;
  3.  Cuide bem do intestino e fígado para que o processo de absorção de toxinas seja reduzido e a fase de destoxificação seja potencializada;
  4. Beba no mínimo 2 litros de água filtrada por dia;
  5. Evite o uso de cigarro e o consumo excessivo de bebidas alcóolicas;
  6. Evite o contato com ambientes poluídos;
  7. Faça atividade física regularmente;
  8. Dê preferência a alimentos funcionais e rico em nutrientes;
  9. Faça uso de probióticos que auxiliam no bom funcionamento e proteção do intestino;
  10. Faça uso de suplementos nutricionais que auxiliam no processo de destoxificação e desinflamação do organismo.

Referências

  1. CROOM, Eduard. Metabolism of xenobiotics of human environments. Progress in Molecular Biology and Translational ScienceVolume 112, 2012, Pages 31-88.
  2. FRANCISQUETI, et. al Obesidade, inflamação e complicações metabólicas. Nutrire. 2015 Apr;40(1):81-89
  3. SILVA, J. B. Papel da nutrição no processo de destoxificação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n 7., p.42416-42425, jul. 2020.
  4. VOLP, A. C. P et al. Capacidade dos Biomarcadores Inflamatórios em Predizer a Síndrome Metabólica. Arq Bras Endrocrinol Metab 2008;52/3