Como fortalecer a imunidade

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021 15:28:36 America/Sao_Paulo

Quando um corpo estranho, como um vírus ou bactéria, tenta se infiltrar em nosso organismo, o sistema imunológico produz anticorpos, que é o mecanismo de defesa para neutralizar os “invasores” e impedir que se desenvolvam em nosso corpo.

Uma pessoa com imunidade baixa geralmente fica doente com frequência, sendo comuns gripes, resfriados e outras infecções. Pode acontecer também de uma doença simples acabar se agravando por causa da deficiência na produção de células de defesa.

Por isso é importante fortalecer o sistema imunológico, tanto para se prevenir de possíveis doenças quanto para uma boa recuperação quando alguma ocorrer. Continue lendo e entenda como aumentar a imunidade.

Alimentos que auxiliam

Não é novidade que um estilo de vida saudável é o segredo básico para um corpo funcionando de maneira eficiente, certo? Praticar exercícios físicos regularmente, dormir o suficiente à noite, não fumar e ter moderação no caso de consumo de bebidas alcoólicas é um excelente caminho. 

Quando o assunto é aumentar a imunidade, a alimentação é um fator fundamental. O consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais é imprescindível, da mesma forma que a diminuição de açúcares, gorduras e alimentos industrializados, repletos de conservantes e corantes.

Dentre os alimentos considerados mais indicados para aumentar a imunidade, podemos destacar alguns, que sejam ricos em:

  • Vitamina C: frutas como laranja, limão, morango, mamão, abacaxi, melão, kiwi e manga, além de tomate, brócolis e batata (com a casca).
  • Vitamina E: oleaginosas, como avelã, amêndoa, amendoim e pistache, azeite de oliva e de girassol.
  • Vitamina A: cenoura, espinafre, acelga, pimentão vermelho, batata doce e ovo.
  • Ômega-3: presente em sementes de chia, nozes e linhaça, além de peixes, como salmão, atum, sardinha e arenque.
  • Selênio: farinha de trigo, gema de ovo, arroz, frango, castanha-do-pará e semente de girassol.
  • Zinco: grãos integrais, carne, frango, peru, ostra, fígado e gérmen de trigo.

Os probióticos também são excelentes para ajudar na manutenção da imunidade, como iogurte natural e leite fermentado tipo Kefir ou Yakult.

Suplementos

Em casos em que a imunidade já está baixa, por causa de carência no organismo de alguma vitamina ou mineral, algumas pessoas não podem esperar para conseguir fortalecer o sistema imunológico apenas com a alimentação.

Hoje em dia, por causa do estilo de vida da maioria dos moradores de grandes cidades, também é difícil conseguir sintetizar a quantidade adequada ao organismo de vitamina D, que é fornecida pelo sol.

Nesses casos, uma alternativa é recorrer à suplementação por meio de cápsulas. Diversos suplementos levam em sua composição plantas medicinais e ativos naturais que cumprem o papel de reforçar a imunidade e aumentar a ativação e a velocidade das células de defesa do organismo.

Caso entenda que precisa dessa suplementação, procure um profissional da saúde que poderá recomendar quais os melhores suplementos para seu caso e indicar a melhor forma de uso para que seu sistema imunológico funcione bem e os vírus e bactérias não encontrem lugar no seu organismo.

Viu como é possível garantir um sistema imunológico forte e proteger seu corpo de doenças? Se esse artigo foi útil para você, compartilhe esse link com seus amigos e familiares para ajudá-los a se cuidarem também.